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Title: As cinco forças de Porter e o mercado têxtil: um estudo de caso do segmento de tecidos para estofados
Other Titles: The five forces of Porter and the textile market: a case study of the fabric segment for upholstery
Authors: FERRO, Amanda Rossi
Advisor: VASCONCELOS, Diogo de Siqueira Camargo
Other contributor: SAMPAIO, José Fornazier Camargo
QUEIROZ, Fábio Pereira de
type of document: Monografia
Keywords: Indústria têxtil;Marketing
Issue Date: 3-Dec-2014
Publisher: 004
Citation: FERRO, Amanda Rossi. As cinco forças de Porter e o mercado têxtil: um estudo de caso do segmento de tecidos para estofados, 2014. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Produção Têxtil) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2014
Abstract: A área têxtil faz parte de uma arte milenar, em que os processos produtivos foram desenvolvendo-se, mas os princípios básicos mantiveram-se os mesmos: entrelaçamento entre fios no sentido vertical e horizontal. O surgimento da indústria automatizou a produção têxtil, fazendo do setor uma verdadeira potência. No Brasil, não foi diferente, os tecidos conquistaram seu espaço e Americana e as cidades vizinhas tornaram-se o maior pólo de produção de tecidos do país. Com o surgimento do comércio e da lucratividade, intensifica-se a concorrência. E para estudar essa nova fase do mercado, nascem os administradores, economistas, consultores e outros profissionais direcionados nas estratégias de mercado. Michael Porter é um deles, e enfatiza que existem cinco forças que atuam sobre toda empresa que está inserida no mercado. Com base nas pesquisas levantadas, o trabalho analisou as cinco forças de Porter e observou como elas atuam em uma empresa produtora de tecidos para estofados, inserida no segmento de decoração, através de um estudo de caso com uma entrevista com o diretor da empresa. O objetivo do trabalho foi analisar a concorrência de mercado na empresa escolhida através das cinco forças de Porter, estudando a evolução da área têxtil, a teoria dos conceitos de estratégia e vantagem competitiva e relacionar com a situação que o país vivencia no momento.Foi considerado o contexto atual do país, em que as indústrias brasileiras sofrem com a entrada de produtos importados em grande escala, concorrendo com a produção nacional.Dessa forma, foi possível concluir que no ponto de vista do diretor da empresa, a teoria de Porter se aplica corretamente. Há realmente cinco forças que atuam no mercado, e todas elas contribuíram para definir a direção da principal força: a concorrência.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1112
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