Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11019
Title: Gestão por competência: análise de um estudo sobre gestão escolar
Other Titles: Management by competence: analysis of a study on school management
Authors: GABRIEL, Gisele Porto
SANCHES, Jovana de Andrade Müller
Advisor: DUTRA, Neivaldo Hakime
Other contributor: DUTRA, Neivaldo Hakime
SOEIRA, Fernando dos Santos
LOPES, Flávia Herker
type of document: Monografia
Keywords: Gestão de negócios;Liderança;Gestão de negócios
Issue Date: 8-Nov-2022
Publisher: 109
Citation: GABRIEL, Gisele Porto; SANCHES, Jovana de Andrade Müller. Gestão por competência: análise de um estudo sobre gestão escolar. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos). - Faculdade de Tecnologia de Franca -“Dr. Thomaz Novelino”, Franca. 2022.
Abstract: O presente trabalho se justifica pelo importante papel social da escola, dando destaque para a importância desta no desenvolvimento dos cidadãos, assim é importante observar os principais elementos que precisam fazer parte da gestão escolar para garantir que seja fortalecido o papel do educador e da escola no processo de formação da sociedade pela formação dos cidadãos, como a gestão voltada para competências. A gestão guiada por competências, atualmente tem sido foco de corporações, sejam elas públicas, privadas com intenção de lucro ou sem fins lucrativos. Diante desse cenário é importante destacar para a abertura de mercados, onde ocorreu a intensificação empresarial. A pesquisa teve como objetivo fazer uma análise a respeito do instituto da gestão de pessoas, focada na gestão por competências, para tanto, utilizou-se de pesquisa literária que pudesse embasar o desenvolvimento do trabalho. Em função disso, o trabalho está dividido em 4 (quatro) capítulos, a saber: a educação como um direito fundamental, a importância da gestão de pessoas, gestão de pessoas com foco na competência e por fim, uma pesquisa de campo realizado com profissionais da área da gestão escolar, com o intuito de compreender os aspectos da gestão por competências na área citada, através da aplicação de questionário estruturado fechado.
The present paper is justified by the important social role of the school, highlighting the importance of the school in the development of citizens, so it is important to observe the main elements that need to be part of school management to ensure that the role of the educator and the school is strengthened. in the process of formation of society through the formation of citizens, such as management focused on competences. Competency-based management has currently been the focus of corporations, whether public, private for profit or not-for-profit. Given this scenario, it is important to highlight the opening of markets, where business intensification took place. The research aims at doing an analysis about the institute of people management, focused on competency management, for this, it used literary research that could support the development. As a result, the paper is divided into 4 (four) chapters, namely: education as a fundamental right, the importance of people management, people management with a focus on competence and, finally, a case study carried out with professionals in the area of school management, with the aim of understanding aspects of management by competences in the mentioned area, through the application of a closed structured questionnaire.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11019
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gisele e Jovana_TG_Pós_Banca_GRH.pdf
  Restricted Access
776.41 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.