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Title: Micro e pequenas empresas e suas dificuldades perante a pandemia
Other Titles: Micro and small companies and their difficulties in the face of the pandemic
Authors: CREPALDI, Rebeca Beatriz Araújo
Advisor: DOMENCIANO FILHO, José Aparecido
RUOCCO, Marcelo
type of document: Monografia
Keywords: Microempresas;Administração
Issue Date: Nov-2022
Publisher: 060
Citation: CREPALDI, Rebeca Beatriz Araújo. Micro e pequenas empresas e suas dificuldades perante a pandemia, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio) - Etec Francisco Garcia, Mococa, 2022.
Abstract: De acordo com o Ministério da Economia, no Brasil existem cerca de 19 milhões de empresas ativas, as micro e pequenas empresas (MPEs) representam 99% do total das empresas brasileiras; são responsáveis por 62% dos empregos e por 27% do Produto Interno Bruto (PIB). Tendo em vista esta representatividade e o impacto que a pandemia do Covid-19 causou, a presente pesquisa teve como objetivo analisar e identificar as dificuldades que os micro e pequenos empreendedores tiveram e quais soluções foram tomadas diante da situação. A presente pesquisa teve como foco a cidade de Tapiratiba, interior de São Paulo. Na coleta de dados, foi aplicado um questionário para 20 empresas convidadas a responder via e-mail e redes sociais. Para analisar os dados, foi utilizado estatística descritiva e análise de percentuais. Os principais resultados encontrados foram: dificuldade com o atendimento, adaptação com delivery, inovação de produto e/ou prestação de serviços.
According to the Ministry of Economy, in Brazil there are about 19 million active companies, micro and small companies (MPEs – Micro e Pequenas Empresas in Portuguese) represent 99% of all Brazilian companies and are responsible for 62% of jobs and 27% of the Domestic Product Gross (GDP). In view of this representativeness and the impact that the Covid-19 pandemic caused, the present research aimed to analyze and identify the difficulties that micro and small entrepreneurs had and what solutions were taken to handle the situation. This research focused on the city of Tapiratiba - São Paulo. In data collection, a questionnaire was applied to 20 companies invited to respond via email and social networks. To analyze the data, descriptive statistics and percentage analysis were used. The main results found were: difficulty with service, adaptation with delivery, product innovation and service provision.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10954
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