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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10938
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Fernando Francisco Andrade | - |
dc.contributor.author | BARROS, Suélen de Carvalho | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Suéllen Fernandes dos | - |
dc.contributor.author | TEIXEIRA, Thaís Mota da Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Wederson Timóteo da | - |
dc.contributor.author | ROSSETO, Yany Luiza Filgueira | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-06T17:38:22Z | - |
dc.date.available | 2023-01-06T17:38:22Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-09 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Suélen de Carvalho; SANTOS, Suéllen Fernandes dos ; TEIXEIRA, Thaís Mota da Silva; SILVA, Wederson Timóteo da; ROSSETO, Yany Luiza Filgueira. A importância da conscientização sobre o TEA em Crianças autistas na cidade de Mauá – SP. 2022, 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Farmácia). Etec de Mauá, Mauá/SP. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10938 | - |
dc.description.abstract | O transtorno do espectro autista (TEA), ocasiona dificuldades de comunicação, interação e linguagem, que se inicia muito cedo. Neste trabalho estão contidas as informações sobre as características, tratamento, o impacto familiar e a importância de profissionais da saúde. Foi identificado que 1 em 44 crianças tem autismo, sendo 4 meninos para 1 menina, um dado no qual ainda está em estudo sobre o motivo e as características são as primeiras evidências para reconhecer uma criança autista, como irritabilidade, dificuldade em interação social, atraso na fala e manias de repetição, quando reconhecido essas ações o diagnóstico é efetivado seguindo os critérios pré-estabelecidos pelo CID-10. Não existe uma forma de tratamento expedicionário, porém existem terapias, atividades interativas e a inclusão de medicamentos que ajudam no controle e diminuição dos sinais. No entanto, foi possível observar nos estudos que os familiares são os que mais sentem o impacto da criança autista dentro do seu lar, pois muitos não tem o apoio e o conhecimento de como lidar com o autista, para isso é necessário o conhecimento, um âmbito escolar adequado e que possibilitam a inclusão do autista. Há leis e direitos do autista, que visam e asseguram a sua saúde, educação e a dispensação gratuita dos seus medicamentos para comorbidades. Foram realizados pesquisas bibliográficas, caixas sensoriais, panfleto e a pesquisa de campo, a pesquisa foi aplicada para os munícipes da cidade de Mauá com o propósito de verificar o conhecimento da população. Após a obtenção das respostas 92,4% participantes do questionário informaram que possuem conhecimento sobre o autismo, porém, apenas 46,7% identificaram o autismo como transtorno, uma hipótese levantada é que essas pessoas podem ter recebido informações erradas ou desatualizadas. Destacando a necessidade de conscientizar e trazer em pauta a necessidade de divulgação e estudo referentes ao transtorno. O objetivo desse trabalho visa compreender, conscientizar e apresentar o transtorno, desse modo espera-se que consiga levar ao autista a possibilidade de uma melhor qualidade de vida. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Farmácia | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 128 | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject.other | Ambiente e Saúde | pt_BR |
dc.title | A importância da conscientização sobre o TEA em Crianças autistas na cidade de Mauá – SP | pt_BR |
dc.title.alternative | The importance of raising awareness about TEA in autistic children in the city of Mauá - SP | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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FARMÁCIA_2 SEMESTRE_2022_SUELEN_A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TEA EM CRIANÇAS AUTISTAS NA CIDADE DE MAUÁ – SP.pdf | 551.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
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