Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10935
Title: Efeitos da automedicação de analgésicos e polivitamínicos: sua ocorrência entre jovens e adultos.
Other Titles: Effects of self-medication with analgesics and multivitamins: their occurrence among young people and adults.
Authors: RODRIGUES, Camilly Julia de Souza
GOMES, Beatriz de Araujo
OLIVEIRA, Danilo Fernando de
SILVA, Gabriela Pompermaier da
Advisor: SILVA, Fernando Francisco Andrade
type of document: Monografia
Keywords: Automedicação;Sinais e sintomas;Medicamento
Issue Date: 9-Dec-2022
Publisher: 128
Citation: RODRIGUES, Camilly Julia de Souza; GOMES, Beatriz de Araujo; OLIVEIRA, Danilo Fernando de; SILVA; Gabriela Pompermaier da. Efeitos da automedicação de analgésicos e polivitamínicos: sua ocorrência entre jovens e adultos. 2022, 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Farmácia). Etec de Mauá, Mauá/SP.
Abstract: A automedicação é um grave problema de saúde pública que demanda a necessidade de uma nova organização e modificação no controle e normas para a dispensação de medicamentos. Sendo observada a prática por pacientes que procuram efeito imediato para alívio de dores e sintomas, sem a preocupação e cuidado necessário em potenciais efeitos colaterais. Medicamentos já utilizados, recomendados ou restante de outros tratamentos são utilizados por paciente pelo seu fácil acesso a eles, dentro desta problemática os medicamentos isentos de prescrição (MIP’s) são os mais comercializados pelas farmácias, por sua grande busca e preços acessíveis. O uso de vitaminas e polivitamínicos de forma exagerada pode ser causado por influências de marketings. Pacientes com pouca informação deduz que o maior efeito de vitaminas comercializadas sobressai as vitaminas de alimentos naturais, assim com seu uso em grande escala podendo ocasionar como consequência uma toxicidade hepática, ou hipervitaminose. De acordo com a RDC 44/09 a conscientização, informação e atendimento ao paciente, retirando e esclarecendo todas as suas dúvidas de forma clara, auxilia na prevenção da automedicação. Instruindo e ensinando uso adequado e que se adapta melhor em sua rotina.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10935
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.