Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10874
Title: Alimentação e sedentarismo em uma escola particular e uma escola pública
Other Titles: Food and sedentary lifestyle in a private school and a public school
Authors: ALMEIDA, Ana Luiza Delinarde de
CARVALHO, Giovane Queiroz de
GUIMARÃES, Giovanna Cruz
JESUS, Giovanna Valadão
SILVA, Aracy Leite da
TRINDADE, Marina dos Santos
Advisor: SANTIAGO, Gabriela de Lima
MARQUES, Thais de Paula
type of document: Artigo científico
Keywords: Alimentação escolar;Alimentação infantil;Atividade física;Crianças;Escola pública;Hábitos alimentares;Sedentarismo;Saúde
Issue Date: 7-Dec-2022
Publisher: 238
Citation: ALMEIDA, Ana Luiza Delinarde de; CARVALHO, Giovane Queiroz de; GUIMARÃES, Giovanna Cruz; JESUS, Giovanna Valadão; SILVA, Aracy Leite da; TRINDADE, Marina dos Santos. Alimentação e sedentarismo em uma escola particular e uma escola pública, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo, 2022.
Abstract: Os hábitos alimentares de um indivíduo se dão por alguns fatores, como alimentação da mãe durante a gravidez, além de questões socioeconômicas e culturais. As escolas possuem grande importância na formação desses hábitos alimentares, dado que as crianças passam grande parte do momento de desenvolvimento nesses locais. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo analisar as diferenças alimentares e práticas de atividade física em crianças com faixa etária entre 5 e 8 anos de uma escola pública e uma particular na zona Sul de São Paulo. Trata-se de um estudo transversal, realizado por meio de um questionário via Google Forms com 72 pais de escolares, no período de 1/09/2022 a 14/10/2022, o questionário possuía variáveis referentes ao consumo alimentar e prática de atividade física. Com os resultados foi possível verificar que ambas as escolas possuem alimentação majoritariamente semelhante, no entanto, em relação ao consumo de alimentos embutidos e refrigerantes a escola pública possui mais destaque, e na escola particular o consumo de sucos industrializados se sobressaiu. Quanto a prática de atividade física, notou-se também grande semelhança, mas um alto uso de telas em escolares da escola particular. Um dos possíveis fatores para tais resultados, é a informação que os pais possuem, o tempo de contato entre criança e alimento e a falta de nutricionistas em escolas particulares em grande maioria.
An individual's eating habits are due to some factors, such as mother's feeding during pregnancy, as well as socioeconomic and cultural issues. Schools are of great importance in the formation of these eating habits since children spend much of their development moment in these places. With this, the present work aims to analyze the eating differences and practices of physical activity in children with age range between 5 and 8 years of a public school and a private one in the south zone of São Paulo. This is a cross-sectional study, carried out through a questionnaire via Google Forms with 72 parents of schoolchildren, in the period from 09/01/2022 to 10/14/2022. The questionnaire had variables regarding food consumption and physical activity. With the results it is possible to verify that both schools have mostly similar food, however, in relation to the consumption of sausages and soft drinks the public school has more prominence, and in the private school the consumption of industrialized juices stood out. As for the practice of physical activity, there was also great similarity, but a high use of screens in private school students. Some of the possible factors for such results, are the information that parents have, the time of contact between child and food and the lack of nutritionists in private schools in the vast majority.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10874
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alimentação e sedentarismo em uma escola particular e uma escola pública.pdf198.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.