Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10873
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBARROS, Alexandre de Jesus-
dc.contributor.authorALMEIDA, Tábata Ariadne Alves-
dc.date.accessioned2022-12-28T14:08:59Z-
dc.date.available2022-12-28T14:08:59Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationALMEIDA, Tábata Ariadne Alves. Conscientização e divulgação de segurança em laboratório didático de química, 2012. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Química) - Escola Técnica Estadual ETEC Irmã Agostina (Jardim Satélite - São Paulo), São Paulo,pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10873-
dc.description.abstractAcidentes ocorrem por inúmeras razões, que precisam ser identificadas com o único objetivo de evitar que novas ocorrências surjam. Se o projeto é inadequado corrige-se. Se os materiais não são apropriadas substituem-se. Se as pessoas são os elos mas fracos capacitam-nas (PEREIRA, 2001). Nesse contexto, a prática química, seja a nível profissional ou de aprendizado, exige que regras de segurança sejam rigorosamente seguidas para evitar acidentes e prejuízos de ordem humana ou material. Os acidentes podem ser evitados ou minimizados tomando as devidas precauções (UNESP, 2011). É fundamental saber as regras básicas de segurança no laboratório, os riscos com que deparamos com cada composto químico, isolado ou com outros reagentes, e os outros riscos potenciais que existem no laboratório. O primeiro passo para evitar um acidente é saber reconhecer as situações que podem desencadeá-lo. A prevenção de acidentes constitui um item de fundamental importância em todas as atividades, dada a magnitude de consequências que os mesmos podem gerar. Cada acidente prevenido é um benefício amplo e profundo e nesse sentido, programas de prevenção de acidentes devem ser considerados como necessidade básica. Dentro desse contexto é de fundamental importância em laboratórios de química a implantação de um programa amplo de segurança, no qual sejam considerados desde os aspectos relativos às instalações até detalhes técnicos específicos (UNESP, 2011). As questões iniciais acima apontadas são alguns dos pontos que motivaram a escolha da temática deste trabalho, e também, além de compreender o termo de segurança, o ver aplicado ao cenário dos laboratórios didáticos. Este trabalho tem a prerrogativa de servir como base para o desenvolvimento de um manual de segurança para a Escola técnica Irmã Agostina.pt_BR
dc.description.abstractAccidents occur for numerous reasons, which need to be identified with the sole objective of preventing new occurrences from arising. If the project is inadequate, it is corrected. If the materials are not suitable they are replaced. If people are the weakest links, empower them (PEREIRA, 2001). In this context, chemical practice, whether at a professional or learning level, requires that safety rules are strictly followed to avoid accidents and human or material damage. Accidents can be avoided or minimized by taking the necessary precautions (UNESP, 2011). It is essential to know the basic safety rules in the laboratory, the risks we face with each chemical compound, isolated or with other reagents, and the other potential risks that exist in the laboratory. The first step to avoid an accident is knowing how to recognize the situations that can trigger it. Accident prevention is an item of fundamental importance in all activities, given the magnitude of consequences that they can generate. Each prevented accident is a broad and profound benefit and in this sense, accident prevention programs should be considered a basic need. Within this context, it is of fundamental importance in chemistry laboratories to implement a broad safety program, in which aspects ranging from installations to specific technical details are considered (UNESP, 2011). The initial questions mentioned above are some of the points that motivated the choice of the theme of this work, and also, in addition to understanding the security term, the view applied to the scenario of didactic laboratories. This work has the prerogative of serving as a basis for the development of a safety manual for the Technical School Sister Agostina.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Químicapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher238pt_BR
dc.subjectAnálise de riscopt_BR
dc.subjectDescarte de materiaispt_BR
dc.subjectEnsaios químicospt_BR
dc.subjectLaboratórios químicospt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectSegurançapt_BR
dc.subject.otherProdução Industrialpt_BR
dc.titleConscientização e divulgação de segurança em laboratório didático de químicapt_BR
dc.title.alternativeSafety awareness and dissemination in a didactic chemistry laboratorypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Conscientização e divulgação de Segurança em laboratório didático de química.pdf
  Restricted Access
42.7 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.