Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10798
Title: Realidade aumentada na escola
Other Titles: augmented reality at school
Authors: SOUZA, Letícia Montanhani de
GONÇALVES, Maria Eduarda Malavasi
MARQUES, Pietra Melo
BORGES, Victor Hugo de Jesus Santos
SILVA, Victor Hugo Gutierre da
FELLIPPE JUNIOR, Wagner Jose
Advisor: DUARTE, Francisco Maia
Other contributor: DUARTE, Francisco Maia
RUESCAS, Adriana Cristina
QUIERO, Danielle Vasquez Santana
type of document: Monografia
Keywords: Automação;Realidade virtual
Issue Date: 6-Dec-2022
Publisher: 186
Citation: SOUZA,Letícia Montanhani de,GONÇALVES,Maria Eduarda Malavasi,MARQUES,Pietra Melo,BORGES,Victor Hugo de Jesus Santos,SILVA,Victor Hugo Gutierre da,FELLIPE JUNIOR,Wagner Jose.Realidade aumentada na escola,2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em automação industrial integrado ao ensino médio) - Escola Técnica Estadual ETC Tereza Ap. Cardoso Nunes de Oliveira - São Paulo,2022.
Abstract: Vivenciamos um mundo em que a 4º Revolução Industrial é o ponto crucial do sistema econômico e a estrutura social. O Brasil vem se desenvolvendo nesse interim e com base nisso, por consequência, o mercado de trabalho e as condições sociais transformam-se constantemente, o que exige qualificação profissional dentro de novos modelos de estruturação educacional, industrial e tecnológico. Nesse cenário, automatizar processos torna-se um diferencial para a inclusão num mercado moldado à tecnologia. O objetivo deste trabalho é construir um panorama de realidade aumentada que consiga, através de óculos 3D, visualizar os diversos espaços escolares, como laboratórios, sala de aula, dentre outros e, a partir disso, servir de parâmetro para um marketing digital no qual a escola possa divulgar seus eventos, em particular o processo de vestibulinho. Portanto, o Trabalho de Conclusão de Curso assim, está em consonância com as novas tecnologias emergentes no mercado e as matérias estudadas ao longo do ensino técnico e médio. Esse será pautado em torno de uma câmera 360º que pode criar fotos no interior de um ambiente e serem reproduzidas em forma de imagem 3D, em óculos especiais. Assim, a impressão do local se torna uma “realidade virtual”, na qual se produz um feito para impressionar ou impulsionar um evento. As imagens produzidas poderão ser usadas para a divulgação da escola em forma de marketing digital, em sua própria sede ou em outras escolas, para captação de alunos ingressantes.
We live in a world where the 4th Industrial Revolution is the crux of the economic system and the social structure. Brazil has been developing in the meantime and based on this, consequently, the labor market and social conditions are constantly changing, which requires professional qualification within new models of educational, industrial and technological structuring. In this scenario, automating processes becomes a differential for inclusion in a market shaped by technology. The objective of this work is to build an augmented reality panorama that can, through 3D glasses, visualize the different school spaces, such as laboratories, classrooms, among others and, from that, serve as a parameter for a digital marketing in which the school can publicize its events, in particular the entrance exam process. Therefore, the Course Completion Work is in line with the new emerging technologies in the market and the subjects studied throughout technical and high school. This will be guided around a 360º camera that can create photos inside an environment and be reproduced in the form of a 3D image, in special glasses. Thus, the impression of the place becomes a “virtual reality”, in which a feat is produced to impress or boost an event. The images produced can be used to publicize the school in the form of digital marketing, at its own headquarters or at other schools, to attract new students.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10798
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC REALIDADE AUMENTADA NA ESCOLA.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.