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Title: Análise de dados da Google Merchandise Stone através de sessões do Google Analytics
Other Titles: Google Merchandise Store data analysis through Google Analytics sessions
Authors: HOMEM, Karen Silvia de Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: SHAMMAS, Gabriel Issa Jabra
metadata.dc.type: Monografia
Keywords: Comércio eletrônico;Análise de dados;Gestão de negócios
Issue Date: Jun-2022
Publisher: 002
Citation: HOMEM, Karen Silvia de Carvalho. Análise de dados da Google Merchandise Stone através de sessões do Google Analytics, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2022.
Abstract: Pessoas fazem buscas na internet o tempo inteiro. Sites na internet aberta querem tráfego direcionado a eles e querem poder medir tanto a quantidade de acessos, quanto sua qualidade (quem acessa, quais os interesses, faixa etária) para, assim, adequar seu conteúdo, ofertas, decidir em quais locais da internet realizar campanhas ou fazer também fora dela (tv, tabloides impressos, etc.). Além de querer medir todos estes dados, os sites também querem ranquear da melhor maneira possível nos buscadores – Google, Bing, Duck Duck Go – quando alguém faz uma busca relacionada a seu conteúdo, isto é, querem que sua página apareça o mais próximo possível do topo da 1ª página que lista os resultados de busca. Para tal, empregam-se técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para melhorar o ranking e tentar atrair mais visitantes, além de monitorar o desempenho do site, vendas e campanhas através do Google Analytics. Neste trabalho foram analisados os dados gerados pela Google Merchandise Store – o e-commerce da gigante de tecnologia que vende roupas e acessórios com suas marcas YouTube, Android e Google – para entender como o GA funciona e quais insights ele pode fornecer. Vimos que o site tem como principal usuário (que gera mais receita) o seguinte perfil: homens, com idades entre 25 e 34 anos, que gostam de tecnologia, usam o computador para acessar o site, especialmente às 4as feiras entre às 8 am e 2pm, falam inglês e são dos Estados Unidos, e compram principalmente roupas (camisetas, moletons). Notou-se também que mulheres, apesar de serem usuárias menos assíduas, gastam mais no site (ticket médio maior) do que os homens. As campanhas de marketing tiveram um desempenho pior do que o mesmo período do ano anterior, obtendo menos conversões, com um gasto muito mais elevado.
People search the internet all the time. Sites on the open internet want traffic directed to them and want to be able to measure both the quantity of hits and their quality (who visits, what are the interests, age group) in order to adapt their content, offers, decide which places on the internet to carry out campaigns or even outside of it (tv, printed tabloids, etc.). In addition to wanting to measure all this data, websites also want to rank in the best possible way in search engines – Google, Bing, Duck Duck Go – when someone does a search related to their content, that is, they want their page to appear as close as possible to the top of the first page which lists the search results. To this end, SEO (Search Engine Optimization) techniques are used to improve ranking and to try and attract more visitors, besides monitoring site performance, sales and campaigns through Google Analytics. In this work, the data generated by the Google Merchandise Store – the technology giant's e-commerce that sells clothes and accessories with its brands YouTube, Android and Google – were analyzed to understand how GA works and what insights it can provide. We observed that the main user (which generates more revenue) has the following profile: men aged between 25 and 34, who like technology, use the computer to access the site, especially on Wednesdays between 8 am and 2pm, speak English and are from the US, and buy mostly clothes (T-shirts, hoodies). It was also noted that women, despite being less frequent users, spend more on the site (higher average ticket) than men. Marketing campaigns performed worse compared to the same period last year, getting fewer conversions at a much higher cost.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10529
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

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