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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1015
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | CORREA, Nelson Luis de Souza | |
dc.contributor.author | DIZARO, José Mauro | |
dc.contributor.other | ZORZO, Adalberto | |
dc.contributor.other | BELLINI, Mariana Neukam | |
dc.date.accessioned | 2017-08-10T16:33:33Z | |
dc.date.available | 2017-08-10T16:33:33Z | |
dc.date.issued | 2015-06-25 | |
dc.identifier.citation | DIZARO, Jose Mauro. Logística reversa de pneus, 2015. Artigo de graduação (Curso de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1015 | |
dc.description.abstract | A reciclagem de pneus no Brasil teve um grande salto positivo, após a aprovação da resolução CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) nº258/99 onde aconteceu uma evolução bem significativa na área de reciclagem e com o desenvolvimento de tecnologias antes ainda desconhecidas que passaram a melhor reutilizar, reciclar e aproveitar a devida valorização energética. A resolução CONAMA nº416/09, aprovada no ano de 2009, faz uma mudança na forma de calcular a reciclagem de pneus produzidos para venda no mercado de reposição. A PNRS (Política Nacional dos Resíduos Sólidos), que foi aprovada em 02 de agosto de 2010, obriga os fabricantes, comerciantes, importadores e distribuidores de pneus, pilhas, agrotóxicos, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorecentes, de vapor de sódio, mercúrio, produtos eletrônicos e seus componentes, a desenvolverem um sistema de logística reversa e de embalagens no final de sua vida útil, independente do serviço público de limpeza urbana. Com a criação de vários pontos de coletas, que são administrados pelas prefeituras espalhados pelo Brasil, deu-se uma destinação ambientalmente correta aos pneus inservíveis, que são encaminhados para empresas destinadoras licenciadas pelos órgãos ambientais competentes e homologados pelo IBAMA. A criação de novas políticas se deu pelo fato de ter uma população mais consciente que luta pela preservação do meio ambiente e de melhores recursos na saúde pública, mas isso não é só responsabilidade de órgãos governamentais, cabe a população de modo geral assumir sua responsabilidade, para que a logística reversa funcione bem, inclusive a logística reversa de pneus que é fonte de estudo desse trabalho. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Logística | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | 004 | pt_BR |
dc.subject | Logística reversa | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | |
dc.title | Logística reversa de pneus | pt_BR |
dc.title.alternative | Reverse tire logistics | pt_BR |
dc.type | Artigo científico | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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