Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10135
Title: A importância do marketing 4.0 como estratégia de atração e retenção de clientes nos e-commerce do município de Monte Mor
Other Titles: The importance of marketing 4.0 as a strategy for attracting and retaining customers in e-commerce in the municipality of Monte Mor
Authors: TASCA, Renan
DIAS, Taynara Paula
Advisor: SILVA, Raquel Sílvia Moreira Gama da
type of document: Monografia
Keywords: Marketing;Marketing on-line;Marketing estratégico;Comércio eletrônico
Issue Date: 30-Nov-2021
Publisher: 198
Citation: TASCA, Renan; DIAS, Taynara Paula. A importância do marketing 4.0 como estratégia de atração, e retenção de clientes nos e-commerce do município de Monte Mor. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Comércio) - Escola Técnica Estadual de Monte Mor, Monte Mor, 2021.
Abstract: O marketing desde sua construção até sua versão mais atual de resolução e desenvolvimento, é de extrema importância, então o que seria ele? Nada mais é que o processo responsável pela criação de valores às partes envolvidas no mesmo, com base na parte ferramental a qual envolve decisões de produto, preço, comunicação e distribuição. No mundo dos negócios, é que uma empresa pode fazer para realizar uma venda, lucrar em um negócio e ainda oferecer o que é capaz de suprir as necessidades de seus clientes. Neste processo são englobadas não somente propagandas e promoções, mas também estratégias, táticas, planejamento e pesquisas. Logo, o que seria o marketing 4.0? Podemos dizer que essa ferramenta superimportante passou e passa por processos, pois está em constante evolução, sendo assim o marketing 4.0 surgiu como uma forma de unir todas as características desse instrumento mercadológico. Enquanto anteriormente, o consumo era pautado pelo físico, hoje, o consumo tem se tornando cada vez mais digital. Então, é exatamente aí que o Marketing 4.0 tem sua ascensão, ele começou a incorporar táticas e informações que podem ser extremamente úteis em diversas situações. Quando contactamos alguém através de networking, ao enviar um currículo, ao pesquisar algum produto para comprar e até mesmo quando seguimos alguém relevante em suas redes sociais, estamos indiretamente contribuindo para as estratégias do Marketing 4.0. É possível observar características marcantes de sua introdução, como a rapidez com que transações são feitas. Possível observar também um consumidor mais impaciente, ou seja, com menos tempo, pelas facilidades e maiores ofertas, que ocasionam compras engatilhadas por micro momentos de consumo. Também podemos citar a enorme quantidade de dados disponíveis, a possibilidade de usar vários canais para atrair e fidelizar o cliente, o grande e rápido fluxo de informações, e a gamificação como nova tendência de fidelização. A importância do Marketing, assim, advém justamente dessa concorrência e da consecutiva competição. No mundo globalizado de hoje, o universo dos negócios vê-se forçado a aprimorar-se constantemente a fim de alcançar melhores resultados, em especial na geração de lucro portanto o relacionamento que as empresas têm com seus clientes, o marketing de conteúdo, o supervisionamento da marca, a otimização das mudanças e o planejamento das ações a serem tomadas, tornam-se fundamentais e imprescindíveis para o sucesso de uma corporação. Justamente o que se vê ocorrendo com a rápida adesão dessa forma atual do marketing digital.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10135
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
comercio_2021_2_renantasca_aimportanciadomarketing4.0_comoestrategia.pdfTCC1.03 MBAdobe PDFView/Open
TA - A importância do marketing 4.0.pdf
  Restricted Access
Termo de Autorização838.75 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.