Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10132
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSOUZA, Deyse Sene de Melo-
dc.contributor.authorLOPES, Rafael de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-09-21T15:41:48Z-
dc.date.available2022-09-21T15:41:48Z-
dc.date.issued2022-06-
dc.identifier.citationLOPES, Rafael de Oliveira. A importância do planejamento de marketing para MEI, micro e pequenas empresas: utilização da análise SWOT. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - Etec Padre Carlos Leôncio da Silva, Lorena, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10132-
dc.description.abstractAs empresas são como os seres humanos: possuem várias fases que vão desde a sua concepção até o envelhecimento. Mas muitas empresas não conseguem atingir o estágio do crescimento ou até mesmo da maturidade por falta de planejamento. Portanto, esse presente estudo tem por objetivo mostrar os principais erros cometidos pelas Microempreendedores Individuais, micro e pequenas empresas no Brasil que levam à sua morte, bem com a utilização das ferramentas de marketing para encontrar as soluções necessárias para a sobrevivência. Companies are like human beings: they have several phases that go from conception to aging. But many companies fail to reach the stage of growth or even maturity due to lack of planning. Therefore, this present study aims to show the main mistakes made by Individual Microentrepreneurs, micro and small companies in Brazil that lead to their death, as well as the use of marketing tools to find the necessary solutions for survival.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher240pt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA importância do planejamento de marketing para MEI, micro e pequenas empresas: utilização da análise SWOTpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of marketing planning for individual micro entreprerneurs, micro and small businessespt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
administracao_2022_1_rafaeldeoliveralopes_importancia_planejamento_marketing_para_mei.pdf
  Restricted Access
459.35 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.