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Title: Da importância da contabilidade de custos aplicada a um produto em desenvolvimento
Other Titles: The importance of cost accounting applied to a product under development
Authors: COSTA, Pedro Eduardo
OLIVEIRA, Lucas Maria de
Advisor: MARANHA, Téssia Berber Teixeira
type of document: Monografia
Keywords: Controle de custos;Contabilidade;Preço ao consumidor;Vendas
Issue Date: 7-Jun-2022
Publisher: 109
Citation: COSTA, Pedro Eduardo; OLIVEIRA, Lucas Maria de. Da importância da contabilidade de custos aplicada a um produto em desenvolviemnto.2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão a Produção Industrial). - Faculdade de Tecnologia "Dr. Thomaz Novelino". 2022
Abstract: O presente trabalho tratou dos aspectos relacionados aos custos de um produto em desenvolvimento, com a finalidade da formação do seu preço de venda. Nesse aspecto, foi necessário conceituar os métodos de apropriação de custos, privilegiando o método do custeio por absorção e o Mark-up. Durante a trajetória acadêmica, os autores buscaram desenvolver o projeto de um aparelho para monitorar animais de pequeno porte, atribuindo-lhe o nome fictício de “Rastropet”. Ao longo do desenvolvimento do projeto, discutiu-se acerca dos materiais, recursos e insumos necessários para elaboração do protótipo, comparando-o com modelos já existentes. O referencial teórico, foi construído tendo como parâmetro a Contabilidade de Custos, que estabelece critérios aceitos pela legislação e são utilizados na contabilidade financeira, destinados à cumprir as obrigações das empresas com relação à contabilização dos estoques, apurar o custo da mercadoria vendida (CMV) para lançar na Demonstração de Resultados (DRE), apuração da carga tributária. O estudo da Contabilidade de Custos, possibilita ao gestor informações para tomada de decisões no âmbito do planejamento tático, com objetivo de reduzir os custos, aprimorar o processo produtivo, ou lançar um novo produto. Realizou-se um estudo comparativo de outros produtos similares, que se encontram disponíveis no mercado, sendo que essa comparação objetivou analisar os preços praticados no mercado. Entretanto, o objetivo central do presente trabalho, volta-se para a elaboração do processo de estruturação dos custos para desenvolvimento do Rastropet, levando em consideração as pesquisas e os projetos anteriormente realizados. Para consecução dos objetivos, recorreu-se à literatura e pesquisas bibliográficas destinadas a conceituar os elementos integrantes dos custos e da formação de preço de venda, com a finalidade de implantar a metodologia que melhor se adapta ao caso concreto. Após a formação do preço de venda, e comparação com preço dos concorrentes, ocorreu a fixação de novo preço de venda tendo como base o Custo Meta, chegando se a conclusão de que não é possível igualar o PV do Rastropet com o preço dos concorrentes. Todavia, foi possível a redução do PV mediante a redução de custos e despesas. Ao final, procedeu-se com a análise do retorno do investimento inicial de R$ 13.398,00, através do Payback, que teve como parâmetro a estimativa de venda de 30 unidades à um PV de R$ 732,00, sendo possível concluir que o tempo necessário para recuperar o investimento inicial é de 7 meses
The present work dealt with aspects related to the costs of a product under development, with the purpose of establishing its sales price. In this aspect, it was necessary to conceptualize the methods of cost allocation, favoring the absorption costing method and the Mark-up. During their academic career, the authors sought to develop the project of a device to monitor small animals, giving it the fictitious name of “Rastropet”. Throughout the development of the project, the materials, resources and inputs needed to prepare the prototype were discussed, comparing it with existing models. The theoretical framework was built using Cost Accounting as a parameter, which establishes criteria accepted by legislation and are used in financial accounting, intended to fulfill the obligations of companies in relation to the accounting of inventories, to determine the cost of goods sold (COGS) to enter in the Income Statement (DRE), calculation of the tax burden. The study of Cost Accounting, provides the manager with information for decision making in the context of tactical planning, in order to reduce costs, improve the production process, or launch a new product. A comparative study of other similar products, which are available on the market, was carried out, and this comparison aimed to analyze the prices practiced in the market. However, the main objective of the present work, turns to the elaboration of the process of structuring the costs for the development of Rastropet, taking into account the researches and the projects previously carried out. In order to achieve the objectives, literature and bibliographic research were used to conceptualize the integral elements of costs and sales price formation, in order to implement the methodology that best adapts to the specific case. After the formation of the sales price, and comparison with the competitors' prices, a new sales price was set based on the Target Cost, reaching the conclusion that it is not possible to match the PV of Rastropet with the competitors' price. . However, it was possible to reduce the PV by reducing costs and expenses. In the end, we proceeded with the analysis of the return on the initial investment of R$ 13,398.00, through Payback, which had as a parameter the estimated sale of 30 units at a PV of R$ 732.00, being possible to conclude that the time required to recoup the initial investment is 7 months.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10052
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