Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10001
Title: Agricultores familiares e estratégias de adaptação na pandemia COVID-19: um estudo com produtores orgânicos de base agroecológica.
Other Titles: Family farmers and adaptation strategies in the COVID-19 pandemic: a study with agroecologically based organic producers.
Authors: BENEDITO, Fabiana Estefano
Advisor: MUNDO NETO, Martin
type of document: Artigo científico
Keywords: Agricultura familiar;Covid-19;Adptação social;Ecologia agrícola;Agricultura orgânica
Issue Date: Jun-2022
Publisher: 269
Citation: BENEDITO, Fabiana Estefano. Agricultores familiares e estratégias de adaptação na pandemia COVID-19: um estudo com produtores orgânicos de base agroecológica, 2022. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Fatec São Carlos, São Carlos, 2022.
Abstract: A pandemia de Covid-19 causou impactos em âmbito global, afetando todas as camadas sociais. Porém, alguns grupos sociais com maiores indicadores de vulnerabilidade sofreram de forma mais ampla os impactos da pandemia. O objetivo deste artigo foi identificar as estratégias de adaptação adotadas pelos agricultores familiares, produtores orgânicos de base agroecológica, durante a pandemia. O estudo empírico foi realizado com agricultores da Organização de Controle Social - OCS Santa Helena, em São Carlos-SP. As entrevistas foram realizadas na feira do produtor orgânico e durante uma visita aos agricultores da OCS. Entre os impactos econômicos indicados nas entrevistas destaca-se a diminuição da receita monetária decorrente da interrupção das feiras e da suspensão dos contratos do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. As principais estratégias de adaptação deste grupo foram i) mobilizar a rede de agroecologia local, ampliando as vendas por encomendas utilizando internet e ii) atuar junto a representantes da esfera política municipal para defender os interesses dos agricultores familiares.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/10001
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.