Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24235
Title: Sistema de direção para o eixo traseiro esterçante
Authors: SILVA, Rodney Tertuliano da
OLIVEIRA, Vinícius Ferreira de
Advisor: MARCELINO, Eliel Wellington
Other contributor: MARCELINO, Eliel Wellington
DALBO, Fernando Garup
FRÓES, Marco Aurélio
type of document: Monografia
Keywords: Mecânica automobilística;Tecnologia;Direção veicular;Eixos;Automóveis;Veículos automotores
Issue Date: 10-Dec-2021
Publisher: 160
Citation: SILVA, Rodney Tertuliano da; OLIVEIRA, Vinícius Ferreira de. Sistema de direção para o eixo traseiro esterçante. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Mecânica Automobilística) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2021. 90f. il.
Abstract: O presente trabalho teve como propósito demonstrar a utilização de Sistemas de Direção para o Eixo Traseiro Esterçante, ou seja, da direção nas quatro rodas. Nas Tendências do Google a diferença é gritante do pouco conhecimento que se tem do sistema direcional nas quatro rodas em comparação ao convencional dianteiro, muito embora tal inovação não esteja muito distante da primeira patente do automóvel, o Triciclo de Benz. Passando do desenvolvimento do primeiro veículo com eixo traseiro direcional pela Cotta Automobile; o primeiro de acesso ao público, Mercedez W 139; o primeiro em massa, Honda Prelude e os atuais como no Porshe 911. Não vingou no passado devido ao custo e a pouca vantagem à época, o que muda substancialmente atualmente, 80% dos motoristas das grandes metrópoles citam que um dos maiores estresses do uso de carro próprio é com relação a estacionamento, em particular com a manobra de baliza, sendo motivo de 30% das causas de reprovações de candidatos à primeira habilitação. É motivação deste trabalho, divulgar esse conhecimento tecnológico esquecido, melhorar a qualidade de vida das pessoas e proporcionar um melhor uso dos espaços públicos. A metodologia seguida apresenta a história dos sistemas de direção convencionais em paralelo com o sistema direcional completo e a divergência dos mecânicos para os eletrônicos. Mostrar cálculos de geometria e o desenvolvimento da miniatura física e projeto em escala, finalizando com tendências futuras.
Description: The present work aimed to demonstrate the use of Steering Systems for the Steering Rear Axle, that is, four-wheel steering. In Google Trends, the difference is glaring in the little knowledge that one has of the four-wheel directional system compared to the conventional front, even though such innovation is not far from the first automobile patent, the Benz Tricycle. Moving on from the development of the first vehicle with a directional rear axle by Cotta Automobile; the first publicly accessible, Mercedez W 139; the first in mass, Honda Prelude and the current ones like the Porsche 911. It didn't catch on in the past due to the cost and little advantage at the time, which changes substantially nowadays, 80% of drivers in large cities cite that one of the biggest stresses of use of own car is related to parking, in particular with the parking maneuver, being the reason for 30% of cases of failure of candidates for the first license. The motivation for this work is to disseminate this forgotten technological knowledge, improve people's quality of life and provide better use of public spaces. The methodology followed presents the history of conventional steering systems in parallel with the complete steering system and the divergence from mechanics to electronics. Show geometry calculations and physical miniature development and scale design, ending with future trends.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24235
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MECÂNICA - TCC RODNEY E VINICIUS FERREIRA.pdf3.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.