Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24074
Title: A utilização dos drones no e-commerce
Authors: FELIPE, André
SILVA, Ayrton
CAVALCANTI, Murilo
LACERDA, Tamyres
VIEIRA, Thaís
Advisor: TOZZI, Cecília
type of document: Monografia
Keywords: Comércio eletrônico;Logística
Issue Date: 2015
Publisher: 166
Citation: FELIPE, André; SILVA, Ayrton; CAVALCANTI, Murilo; LACERDA, Tamyres; VIEIRA, Thaís. A utilização dos drones no e-commerce. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Logística) - Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, Diadema, 2015
Abstract: O trabalho a seguir apresentará um tecnologia já conhecida e bem utilizada em alguns países, porém, para uma utilização de transporte específico que são os VANTS (Veículo aéreo não tripulado), ou popularmente conhecido como Drones na rede de distribuição do e-commerce nacional. Com um estudo bem aprofundado do tema, citaremos no trabalho de Conclusão de Curso (TCC) um planejamento para que o "futuro modal" a ser utilizado pelas empresas que atuam com e-commerce seja o transporte aéreo, assim dizendo, a utilização de drones em suas entregas. O requerimento para tal serviço utilizado tem que ser bem aprofundado e estudado de maneira mútua e inteligente seguindo as normas de leis estabelecidas pelo governo que sobrepõem taxas, impostos, leis e autorização para tal utilização requerida para os serviços da empresa. O trabalho abortará desde a origem dos drones, e-commerce, o funcionamento dos mesmos, os modos que são utilizados, para que servem diferenças entre drones e VANTS, e se a empresa terá vantagem competitiva utilizando este modal, restrições e leis para tal funcionamento, tipos de negociação entre o e-commerce, desenvolvimento de margem de lucro através dos anos, problematização, acessibilidade para entregas, baixo custo de transporte, cortes de gastos e entre outros. Uma das problematizações da utilidade de drones na entrega de mercadorias leves é o fato de que não haverá uma supervisão frequente, ou seja, a partir do momento que o drones for fazer sua rota para entrega no consumidor final, estará exposto a alguns riscos, como, danificação (colisão com aves, prédios, torres de telefonia e radio, picos...) ou poderá ser hackeado. Entretanto, a solução para tal problematização é a tecnologia, alguns drones são comandados a olho nu, ou seja, o campo de visão é pequeno para tal ferramenta de transporte, devido a este defeito, foi implantado um dispositivo que é capaz de controlá-lo, programá-lo e assegurar que não há intrusos em suas conexões, isso tudo através de um computador. Com esse novo dispositivo, o computador pode fazer com que o drones altere o percurso caso ocorra algum imprevisto ou impossibilidade de passagem através daquela rota, mas sem haver alteração no destino, ou seja, a rota mudará, mas os pontos de entrega não, para melhor segurança, existem áreas restritas onde os drones não poderão sobrevoar, contam com um sistema de software para que não sejam hackeados ou peguem algum tipo de vírus, spam, firewall e entre outros malefícios.
In the following work will present the use of UAVs (Unmanned Aerial Vehicle) or popularly known as drones, in the national e-commerce distribution network. With a well depth study theme, we will quote in the term paper a planning for that "odal future" to use in companies that act with e-commerce a air transport, in other words, the using of drones in their deliveries.The application used for this service has to be well studied, deepened mutual, and intelligently following the norms of laws established by the government that overlap rates, taxes, laws and authorization for such use required for the company's services. The work will abort since the beginning of drones, e-commerce, the operation thereof, wich modes are used, what are the differences between drones and UAV, if the company will have competititve aadvantage using this modal restrictions and laws for such operation, types of negotiation between e-commerce, development of profit margin through the years, questioning, accessibility for deliveries, low transport costs, spending cuts and so on. Each problematizations of drones utility in the delivery of lightweight goods, it is the fact that there will be not a frequent supervision, in the other words, from the moment that the drones do its route to delivery it the final consumer, will be exposed to some risks, as damage (colision with birds, buildings, telephone and radio towers, peaks...) or may be hacked. However, the solution to this problem is the technology, some drones are controlled by thenaked eye, namely, the field of view is small for such transportation tool, due to this defect, it was implanted a device that is able to control it and program it and ensure that there are no intruders in their connections, all this through a computer. With this new device implanted in drones, the computer can make it chance the route in case of any unforeseen or impossibility to pass through that route, but withoute change in the delivery point, that is, the route change, but note the delivery points, for a better security of the drones. it have a software system that can't be hacked or that can't any kind of virus, spam. firewall and among other misdeeds.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24074
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
logistica_2015_andre_felipe_a_utilizaçao_dos_drones_no_e-commerce.pdf11.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.